Dicas Gestão

6 dicas para economizar com telefonia na sua empresa

Escrito por Alfatel

Usar o telefone já é algo tão natural na vida das pessoas, que muitas vezes nem se percebe o quanto se gasta. Nas empresas, se de um lado ele é vital para a comunicação do dia a dia, de outro, acaba saindo muito caro. Mas como economizar com telefonia?

Isso é possível com um pequeno investimento em tecnologia e a mudanças nos hábitos de todos os colaboradores. Continue a leitura do texto e descubra 6 dicas de como reduzir a conta de telefone na empresa. Acompanhe!

1. Oriente a equipe

A primeira coisa a se fazer é tentar mudar os hábitos dos próprios colaboradores. De fato, todo mundo está tão acostumado a usar o telefone, que nem pensa em outras formas de resolver problemas ou se comunicar. Assim, por meio de programas de treinamento ou reuniões, converse com as pessoas sobre alternativas, como e-mail e chat, ou o uso racional do aparelho.

2. Investigue pontos de economia

Tão importante quanto conversar com os colaboradores é investigar algumas formas de melhorar a comunicação dentro e fora da empresa. A própria rotina de trabalho pode indicar fatores subaproveitados ou meios alternativos para se comunicar. Por isso é preciso conhecer todos os processos que podem gerar economia. Se necessário, contrate um serviço de auditoria especializada.

3. Negocie com a operadora

Esse ponto vai depender de como é a utilização de telefone dentro da sua empresa. Mas é possível negociar pacotes melhores se vocês usam mais celular ou fixo, por exemplo. Também podem ser usados planos de fidelidade ou até a contratação de mais de uma operadora. Isso varia conforme a necessidade do seu negócio.

4. Instale uma central PABX

Uma central telefônica integra todas as linhas de telefone e os ramais da empresa. É uma solução, inclusive para facilitar a comunicação com filiais, se for adotado um sistema com IP. O PABX é uma forma de agilizar o atendimento externo e melhorar a comunicação interna por um custo muito reduzido.

5. Utilize VOIP

Esse tipo de sistema utiliza a internet para fazer chamadas. Por isso, sai bem mais em conta em relação à telefonia comum. Pode ser usado, inclusive, para chamadas de longa distância e internacionais. Se for integrado com outros aplicativos, como o Skype, pode ser usado para videoconferências, para o redirecionamento de chamadas, entre outras vantagens.

6. Invista em tecnologia

Felizmente, hoje em dia existem diversas formas bem mais modernas de se comunicar do que o telefone. Dentro da empresa podem ser usados aplicativos como o Skype e Hangouts e até os chats próprios de intranets. Externamente, o e-mail pode ser mais indicado em diversas transações com clientes e fornecedores, por deixar tudo documentado. Os clientes também podem se valer de formulários em sites e até das redes sociais.

Todas essas dicas não significam que o telefone não seja um meio de comunicação importante. Pelo contrário! Muitas vezes, o aparelho é a forma mais rápida e prática de se resolver uma situação. No entanto, quisemos mostrar como é possível economizar com telefonia dentro da sua empresa. Afinal, a tecnologia como um todo existe para facilitar o nosso dia a dia.

E aí, gostou do post? Quer saber mais como melhorar comunicação da sua empresa para reduzir custos? Então veja também a importância dos serviços de infraestrutura em telecomunicação.

Sobre o autor

Alfatel

Deixar comentário.

Share This