Tecnologia

Assistente virtual pessoal: como ela pode te ajudar?

Escrito por Alfatel

Com as telecomunicações progredindo em alta velocidade, hoje em dia podemos contar com tecnologias que apareciam somente no cinema. A assistente virtual pessoal é um exemplo de recurso que traz uma série de facilidades para o dia a dia e que você nem imaginava que seria acessível apenas por um celular.

Preparamos este conteúdo especial para contar sobre essa importante ferramenta que tem evoluído a passos largos e que veio para ficar no mercado. Quer conhecer melhor a assistente virtual pessoal e saber como ela pode te ajudar? Confira o nosso post e entenda mais sobre o tema!

O que é uma assistente virtual pessoal? 

Ela é um programa que auxilia o sujeito na realização de várias tarefas e serviços. Segundo um sistema de voz ou de texto, o software pode responder perguntas (como horário, endereços, tempo de viagem, previsão do tempo, entre outras informações), automatizar atividades, desde que haja equipamentos compatíveis e conectados, e realizar buscas de forma inteligente.

O objetivo do programa é fazer o papel de uma secretária particular, atendendo as demandas e facilitando as práticas diárias. Ela pode, por exemplo, trocar a música que você está ouvindo, filtrar melhores preços de algum item que você está pesquisando, informar um contato da agenda com rapidez e várias outras ações.

Quais são as assistentes virtuais pessoais mais conhecidas e utilizadas?

As grandes marcas desenvolveram avançadas tecnologias de assistente virtual pessoal. Veja mais sobre elas a seguir!

Siri

A Siri é a assistente virtual pessoal da Apple, desenvolvida em 2011 e atualizada ao longo dos anos. Ela é capaz de informar a previsão do tempo, lembrar o usuário de compromissos agendados, digitar e-mails, tirar dúvidas realizando pesquisas na internet, ativar alarmes, informar status em redes sociais e várias outras funções.

Há a possibilidade de enviar mensagens apenas com comando de voz, em que você fala o conteúdo e o programa converte ele em texto. A ferramenta também permite agendar reuniões, sendo que após a marcação dos horários, ela envia os convites para os contatos selecionados. Ela ainda pode ser integrada ao sistema de alguns carros para que você possa usar o botão de comando de voz do volante.

Cortana

A Cortana é a assistente digital pessoal da Microsoft, tem esse nome por causa de uma personagem da série de videogames “Halo”. A ferramenta progressivamente se torna mais eficiente, realiza lembretes de tarefas, agenda compromissos e pode ser usada para gerenciar a vida doméstica com mais facilidade.

Ela interage por meio de comando de voz nos sistemas do Windows Phone 8.1 e Windows 10. É possível também planejar rotas, acessar informações de previsão do tempo e se atualizar sobre resultados de jogos do seu time.

Google Assistente

O Google Assistente foi lançado em 2016 e conta com uma série de recursos disponíveis. A ferramenta se conecta a vários aplicativos, pesquisa informações e contextualiza as questões que você vai lançando para o aplicativo. Se você questionar o programa sobre um determinado local para viajar, o recurso te dá informações sobre hospedagem, preços, locais turísticos, restaurantes e condições para você realizar seus planos, por exemplo.

Alexa

A assistente virtual pessoal da Amazon foi inspirada nas caixas de som inteligentes chamadas Amazon Echo. O sistema de inteligência artificial realiza mais de 30 mil tarefas. Se você tiver equipamentos compatíveis, os comandos de voz no smartphone podem ser integrados às atividades de casa.

Assim, você pode realizar uma série de funções domésticas por vias automatizadas. Tranque portas, controle luzes, gerencie a televisão, administre o controle de entrada e faça diversas outras coisas domésticas com o auxílio do smartphone.

Google Home

O aplicativo Google Home é um assistente virtual pessoal especialmente voltado para o ambiente doméstico. Ele pode ser usado para gerenciar os itens de casa com precisão, comodidade e segurança. O Google Home se integra a luzes, câmera, TV, termostato, caixas de som e outros circuitos eletrônicos compatíveis.

O que é automação residencial?

A automação residencial é um conjunto de tecnologias desenvolvidas para facilitar a rotina doméstica e tornar automáticas algumas tarefas rotineiras. A ideia é oferecer conforto, segurança e praticidade e proporcionar um uso mais eficiente da energia.

É possível, por exemplo, instalar sensores de presença nos cômodos para que as luzes se acendam apenas com a entrada de pessoas no ambiente. Janelas podem ser fechadas com o acionamento de um controle ou com o próprio smartphone, sistemas de segurança e de controle de acesso podem ser instalados, estando conectados a uma central de controle.

A automação residencial facilita o dia a dia porque oferece condições de proteger o ambiente por meio de tecnologia remota, além de proporcionar uma experiência de praticidade, precisão e tranquilidade.

Quais são as possibilidades de personalização da assistente virtual pessoal?

Ela pode ser configurada para se adequar ao seu smartphone. O programa, à medida que vai sendo utilizado, passa a conhecer mais do usuário, memorizando conteúdos e ganhando em agilidade. Ele pode ser conectado por meio de tecnologias avançadas e acessíveis ao sistema de automação residencial. Assim, comandos de voz no smartphone podem acionar recursos da casa, proporcionando conforto e facilidade.

Caso esqueça as janelas abertas, você pode ativar o programa para que elas sejam fechadas eletronicamente. O sistema de câmeras pode ser controlado pelo próprio celular, de forma prática e otimizada, auxiliando na manutenção da segurança do condomínio. Da mesma forma, caso haja pessoas suspeitas querendo entrar no prédio, você pode barrar o acesso ao condomínio com um comando remoto. Tudo sendo realizado por meio da conexão entre o programa de automação residencial e a assistente pessoal virtual.

Ter um software para te auxiliar nas tarefas diárias é uma ótima forma de possuir mais comodidade, praticidade, segurança e conforto. As assistentes virtuais pessoais são tecnologias que ganham cada vez mais espaço no mercado por otimizarem o cotidiano de muitas pessoas. Com uma série de funcionalidades, esses recursos podem ser integrados ao sistema de automação residencial, compondo um circuito inteligente, ágil e efetivo.

E então? Gostou de saber como uma assistente virtual pessoal pode te ajudar? Entre em contato com a Alfatel para saber quais as soluções que preparamos especialmente para você! 

Sobre o autor

Alfatel

Deixar comentário.

Share This