Iot Segurança Tecnologia

Automação de iluminação, persianas e ar condicionado: como funciona?

Escrito por Alfatel

A tecnologia tornou o cotidiano nas residências e organizações muito mais prático e sustentável. Hoje, é possível automatizar praticamente qualquer equipamento que possua comando de funcionamento, incluindo fontes, luzes, ventilação, equipamentos de áudio, dentre outros. No entanto, nesse contexto, vale falar sobre um assunto específico: a automação de iluminação, persianas e ar condicionado.

Com os sistemas automatizados de luzes, cortinas e refrigeração, os espaços residenciais e comerciais podem ter não só mais praticidade, mas economia de energia e outros recursos. Contudo, é importante garantir que esses equipamentos sejam de fácil uso e aplicabilidade, para que os usuários aproveitem o máximo do local, de acordo com suas necessidades e vontades.

Tem dúvidas de como funciona a automação de iluminação, persianas e ar condicionado? Neste texto, explicamos um pouco mais sobre o assunto. Confira a seguir!

Automação de iluminação

A iluminação de um espaço deve ser automatizada de maneira completa. Para isso, é importante que haja um controle integrado de toda a iluminação da casa, de modo que o usuário possa acionar as luzes de sua preferência, mesmo que não esteja no ambiente, se preferir.

Com sensores para acionamento automático, é possível ainda determinar horários e situações em que as luzes devem se acender, por aproximação ou com o anoitecer, por exemplo. Além do mais, a automação residencial não apenas gera economia de energia elétrica, como permite determinar condições de iluminação específicas para as necessidades do usuário.

Por exemplo, você pode estabelecer combinações de luzes para leitura, assistir a filmes, jantar ou fazer qualquer outra atividade específica. Assim, como pode também garantir que todas as lâmpadas se apaguem quando sair.

Automatização de ar condicionado

No entanto, é preciso combinar a iluminação com a automação de outros equipamentos do local para ter mais sustentabilidade e economia de recursos. O sistema de ar deve estar integrado ao de controle, pois, assim, será possível criar funções como ligar e desligar em horários e temperaturas programadas.

Isso permite, por exemplo, modernizar a empresa ou a casa ao deixar o ambiente com uma temperatura agradável e harmônica durante todo o dia. Contudo, o usuário deve ainda poder controlar o aparelho por comando, seja por celular, tablet ou outro meio.

Controle otimizado das persianas

Em conjunto com a automação de ar condicionado, o controle automático das persianas permite a climatização otimizada para os ambientes, assim como dispensa o desgaste manual de controlar uma cortina ou persiana que precisa ser aberta ou fechada diversas vezes por dia.

Na hora de programar o controle das persianas, o objetivo deve ser passar conforto para o usuário com acionamento remoto, bem como definir as posições de iluminação de acordo com o gosto da pessoa e as condições naturais do ambiente, de maneira a proteger o espaço do calor e da radiação.

Além de agregar valor ao imóvel, a automação de iluminação, persianas e ar condicionado deixa os ambientes mais econômicos, sustentáveis e agradáveis para as pessoas. O controle dos equipamentos pode ser feito tanto por keypads — painéis fixos nas paredes — como por celulares, tablets e aplicativos. Tudo de maneira personalizada para atender às reais necessidades do morador ou da empresa.

Gostou deste texto sobre a automação de iluminação, persianas e ar condicionado? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Compartilhe com a gente sua opinião! Deixe um comentário no post!

 

Sobre o autor

Alfatel

Deixar comentário.

Share This