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Centrais PABX: afinal, o que são e porque usá-las?

Escrito por Alfatel

Você sabe como são conectados todos os ramais telefônicos de uma empresa? Essa tecnologia é realizada pelas centrais PABX, um sistema que coordena as operações de telefonia nas organizações.

Por ser uma tecnologia relativamente nova, o sistema continua evoluindo cada dia mais, ganhando mais funcionalidades, atualizações e trazendo mais benefícios e valor às empresas que aderem às centrais. 

No post de hoje, você confere uma explicação detalhada de como funcionam as centrais PABX, quais os modelos disponíveis no mercado e as principais vantagens que o sistema pode trazer para o seu negócio. Acompanhe!

O que são centrais PABX?

O PABX é um equipamento que centraliza linhas e ramais telefônicos, como uma espécie de central telefônica. Seu significado vem do inglês Private Automatic Branch Exchange, que em português seria Troca Automática de Ramais Privados. 

O sistema permite que tanto a comunicação interna quanto a comunicação externa de uma empresa coexistam em uma mesma central, otimizando o uso da telefonia, reduzindo gastos, reforçando os quesitos de segurança e, além disso, dispensando o uso de um operador ou telefonista.

Quais os tipos de centrais PABX?

Como toda tecnologia, as centrais PABX evoluem a passos largos. Conheça abaixo os três tipos mais comuns e suas particularidades. 

PABX Analógica

Esse é o modelo mais antigo existente no mercado, por isso, não dispõe dos recursos mais avançados disponíveis, tendo uma utilização bem básica. 

Porém, é, ainda, o equipamento mais comercializado, principalmente, por empresas de pequeno porte. Precisa de manutenções preventivas e suporte especializado. 

PABX Digital

Sistema mais moderno que o analógico, oferece todas as funcionalidades que a versão mais antiga com algumas novas atualizações.

Diferente do PABX analógico, esse equipamento permite chamadas com uma qualidade de áudio bem superior, livre de ruídos e volume ideal. Também possibilita discagem direta de ramal e entroncamento digital.

Assim como o sistema analógico, precisa de suporte especializado. 

PABX com Tecnologia IP

Esse é o sistema mais completo dentre todas as centrais PABX. Basicamente, funciona como um Proxy, permitindo que a comunicação aconteça por meio de um software instalado nos computadores. 

Os ramais são todos virtuais, dessa forma é possível realizar ligações gratuitas entre localidades que tenham seus escritórios conectados pelo sistema. Também é possível que as chamadas sejam gravadas. 

Mas fique atento: o PABX IP só funciona por meio de uma conexão VOIP. Outros recursos desse sistema são: ramais ilimitados, facilidade de configuração e customização. 

Quais os benefícios que as centrais PABX trazem para a empresa?

As centrais PABX facilitaram a comunicação no ambiente empresarial. Se antes uma organização precisava de 50 aparelhos telefônicos para conseguir suprir sua demanda (e pagar por todas essas 50 linhas), dentro do sistema PABX ela precisa apenas de uma linha central, deixando a tecnologia distribuir em quantos ramais a empresa necessite. 

Dessa forma, o PABX conecta todas as linhas com o canal central, economizando bastante dinheiro com telefonia para gestores e empreendedores.

As centrais também possibilitam a realização de reuniões à distância, conectando profissionais de diversas áreas que ficam lotadas em outras sedes da organização. Assim, projetos e processos podem ser estruturados e organizados com agilidade, sem precisar de gastos com deslocamento e hospedagem. 

O PABX pode acrescentar ainda mais ao seu negócio. Por exemplo, ele permite o bloqueamento de chamadas de números específicos ou a criação de um plano acessível para ligações para celular. 

Confira abaixo outras funções importantes das centrais PABX que podem ser relevantes para o seu negócio. 

  • portabilidade entre telefone fixo e celular com tarifas reduzidas ou, até mesmo, custo zero;
  • mobilidade que permite que o celular vire um ramal móvel, permitindo que as chamadas sejam transferidas diretamente para o profissional, em caso de trabalho externo;
  • tarifação para gerenciar cada ramal de maneira individual; 
  • produtividade, configurando softwares para a automatização de atividades como correio de voz, gravador de ligações, sistema de redirecionamento de chamadas, entre outros. 

Como visto acima, as centrais PABX agregam muito ao negócio e são considerados um diferencial.

Abaixo, separamos uma lista de 5 benefícios que você terá ao adotar o sistema em sua empresa. Confira!

1. Otimização do sistema

Com as centrais, a empresa tem seus ramais unificados, sem a necessidade de mudança dos números de telefone de nenhum empregado, otimizando a implementação do PABX. 

Assim, a empresa ganha uma maior integração da tecnologia com a rotina dos empregados, já que eles não precisam de treinamento para se adequar às novas mudanças. 

2. Menos burocracia

Por serem baseadas em ferramentas inteligentes, como a distribuição automática de chamadas, por exemplo, as centrais PABX são menos burocráticas quando comparadas às telefonias convencionais. 

Ações como secretária eletrônica, mobilidade e a possibilidade de conferir as ligações realizadas ganham funcionalidades mais simples dentro do sistema, reduzindo tempo e, em menor nível, o preço. 

3. Mais disponibilidade

Empresas que passam a utilizar o PABX enxergam um ganho considerável na maneira que administram suas organizações, afinal, uma rede centralizada de ramais facilita a disponibilidade de todos.

A eficiência na resolução de problemas também é melhorada, uma vez que a identificação no ramal falho é rápida e sua correção é ágil, evitando instabilidade ou indisponibilidade do profissional. Além disso, é permitido adicionar ou excluir ramais do sistema sempre que necessário. 

4. Relatórios gerenciais

Empresas não funcionam sem relatórios gerenciais. Porém, muitas vezes, elaborar um relatório que abranja e agrade gestores e diretoria pode ser muito difícil. Dentro do sistema PABX, a própria central oferece dados completos sobre cada ramal.

Data, hora, tempo de duração da ligação, destino, valor da tarifa, ligações realizadas e recebidas… Tudo isso é detalhado nos relatórios enviados pelo sistema às empresas e, a partir disso, os gestores são capazes de fazer análises e tomar decisões mais assertivas e seguras. 

5. Aumento de produtividade

Ganho de performance: a ordem número um em qualquer empresa, também pode ser um benefício das centrais PABX. Unificando todo o sistema de comunicação, os profissionais conseguem efetuar ligações de qualquer lugar em qualquer horário, aproveitando da mobilidade que a tecnologia oferece. 

Isso aumenta a produtividade, uma vez que, com a comunicação ativa e eficaz, os empregados conseguem manter a execução de suas atividades a pleno vapor de qualquer lugar que estejam.

Agora que você conhece as centrais PABX, suas particularidades e os benefícios que elas trazem para a sua empresa, que tal entrar em contato com a gente para um orçamento? 

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Alfatel

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