Segurança

Circuito fechado de televisão: você sabe como funciona?

Escrito por Alfatel

Delitos, furtos, roubos e vandalismo. A criminalidade está crescendo cada vez mais em todo o mundo e, com ela, o medo e a insegurança das pessoas por não terem o que fazer para se prevenir. Nessa realidade, as câmeras de segurança foram ganhando papel importante para auxiliar na proteção das pessoas e de suas propriedades. E o sistema de circuito fechado de televisão virou uma realidade que veio para ficar.

Com o papel de monitorar e, até mesmo, gravar e registrar imagens em tempo real, o sistema pode não só prevenir atos criminosos, mas ajudar em possíveis acusações de delitos, uma vez que suas imagens podem ser utilizadas como provas judiciais.

Por isso, no post de hoje, você conhece um pouco mais sobre o circuito fechado de televisão e por que ele está se tornando uma tendência quando o assunto é segurança. Acompanhe!

Circuito fechado de televisão: o que é?

O circuito fechado de televisão, que é também conhecido como CFTV, é um sistema de monitoramento interno. É um equipamento de segurança elaborado com câmeras, que são distribuídas e conectadas a um sistema central. Esse sistema grava esses registros e disponibiliza as imagens por meio de monitores.

O CFTV é utilizado, na maioria dos casos, para o monitoramento e a vigilância patrimonial e perimetral, prevenindo incidentes de segurança, vandalismo, comportamento duvidoso e várias outras ocorrências.

Recebe o nome de circuito fechado porque as câmeras e os monitores não necessitam de fio próprio para esse sistema, comunicando-se por meio de cabos de ponto ou links wireless. Os dados obtidos pelo sistema também não são liberados ao público, tornando seu acesso restrito ao técnico e ao dono do equipamento.

Quais as vantagens do CFTV?

Garantir a segurança de sua família já é uma grande vantagem. Agora, imagine fazer isso com um sistema eficiente que proporciona diversos recursos e métodos que lhe darão tranquilidade e, ainda, por um preço acessível.

O circuito fechado de televisão pode ser a opção ideal para quem busca proteção no dia a dia, sem precisar gastar pilhas de dinheiro ou se esconder atrás de muros altos. Confira, abaixo, algumas outras vantagens que o sistema pode trazer para a sua rotina.

Um CFTV pode inibir o crime

Um dos principais benefícios ao se instalar um sistema CFTV é esse: notar o efeito que as câmeras têm nas pessoas. Pode parecer bobagem, mas o simples fato de ter o sistema instalado já ajuda na prevenção de crimes na sua casa.

Isso se dá porque as pessoas já ficam com medo de serem pegas em flagrante ou de serem gravadas nas imagens das câmeras. Por isso, pensam duas vezes antes de cometer algum delito em lugares que têm o circuito fechado de televisão instalado.

Exibe todas as atividades e cenários

Com o sistema instalado é fácil monitorar qualquer atividade suspeita que aconteça nas redondezas da sua casa. Assim, você terá sempre controle de quem está por perto e da frequência com que essas pessoas estão rondando sua propriedade, detectando, com antecedência, qualquer comportamento suspeito.

Ajuda a reunir provas

O sistema também pode ser benéfico na hora de monitorar eventos. Algumas câmeras são equipadas com recursos de áudio, o que possibilita a gravação em alta qualidade. Em cenários trágicos, como crimes, elas podem ajudar com detalhes importantes e, até mesmo, as imagens podem servir como evidências em casos legais.

As imagens podem ser acessadas pela internet

O sistema de CFTV pode ser acessado de qualquer lugar do mundo, a partir de um computador, laptop ou celular, desde que tenha acesso à internet. Tudo isso é feito pelo Sistema de Nomes de Domínios Dinâmicos ou DDNS. As câmeras, geralmente, são compatíveis com todos os navegadores, mas é sempre bom checar com o fabricante a melhor escolha para não haver problemas durante a conexão.

Como funciona o CFTV?

Algumas versões mais simples são constituídas apenas de câmera, cabo e monitor. Já outras mais elaboradas contam com gravadores e opções mais específicas de interação. Por exemplo, o zoom e a manipulação de imagens. O principal item de um circuito fechado de televisão são as câmeras.

Os tipos de câmeras

Analógicas

Gravam as imagens em fitas, método mais antigo e menos confiável por causa da baixa duração da mídia. Dificultam na busca por momentos específicos nas imagens. Câmera e mídia são consideradas ultrapassadas.

Digitais

Gravam direto em computadores, com alta qualidade, se desejado. Facilitam o uso de reconhecimento facial e têm várias funcionalidades de inteligência artificial e processamento digital de imagens.

Conectadas à rede

Conhecidas como câmeras IP, por terem um endereço IP conectado a elas. Suas gravações podem ser tanto analógicas como digitais. Seu diferencial é que elas podem ser acessadas de qualquer lugar.

A captação de imagem

Depois da câmera, é hora de partir para o segundo ponto. A imagem que será criada pelas câmeras precisa ser reproduzida onde está sendo feito o monitoramento do local. Pense em um monitor CFTV como um receptor de televisão, porém sem os circuitos de sintonia.

Para a instalação básica do circuito fechado de TV é necessário um cabo coaxial. Com ele, o sinal de vídeo da câmera será transportado até o monitor e os equipamentos que irão armazenar e registrar as cenas. Embora a instalação pareça simples, tudo deve estar dentro dos regulamentos e das normas relevantes.

Essa estrutura permitirá uma flexibilidade na criação de sistemas complexos. Quando mais de uma câmera for necessária, podem ser incluídos um computador e uma placa de vídeo. Utilizando esse sistema, qualquer câmera pode ser escolhida para receber um zoom ou ser sequenciada.

Depois disso, o próximo passo é adicionar um gravador de vídeo. Uma boa opção é o VCR ou o HDCVCI. Por serem ambos digitais, eles permitem uma visualização em tempo real das câmeras, com imagens arquivadas para consultas sempre que necessário.

Também é importante contar com a ajuda de um técnico qualificado na hora de montar o seu projeto de circuito fechado de televisão. Dessa maneira, esse profissional irá guiá-lo durante todas as etapas do processo, encontrando as melhores formas de instalar o equipamento de maneira mais prática e fácil possível.

Uma das coisas mais interessantes do CFTV é que quem manda é você. Todo o monitoramento é acompanhado por você e pode ser feito, até mesmo, da tela do seu celular, de qualquer lugar onde você tiver.

Agora que você conhece todas as particularidades do circuito fechado de televisão, que tal entrar em contato com a gente e fazer um orçamento?

Sobre o autor

Alfatel

Deixar comentário.

Share This