Dicas

Como funciona a instalação de PABX? Entenda mais

Escrito por Alfatel

As centrais telefônicas facilitam bastante o dia a dia de qualquer empresa. Elas permitem a comunicação interna, por meio de ramais, e melhoram a externa, com a integração entre diversas linhas. Mas você sabe como é feita a instalação de PABX?

O PABX (do inglês Private Automatic Branch Exchange, que quer dizer troca automática de ramais privados) ajuda a reduzir bastante o custo com telefonia nas empresas. Continue a leitura e entenda como fazer a instalação e a manutenção desse sistema. Confira!

Preparação da empresa

Antes de instalar uma central PABX, é importante preparar a sua empresa para recebê-la. Isso dependerá, principalmente, de dois fatores: o tamanho do seu negócio e o tipo de tecnologia utilizada para a instalação (digital, analógica, híbrida, em nuvem, etc.).

Quanto maior for a sua empresa e a quantidade de colaboradores e ramais, é mais provável que você tenha que disponibilizar um espaço específico para o controle da central. É preciso analisar com cuidado a viabilidade da tecnologia para o seu setor de atuação e considerar quais as necessidades de comunicação da empresa (mais ou menos linhas externas ou ramais, por exemplo).

Instalação de PABX

A instalação começa com a escolha de um parceiro de confiança. É importante contratar uma empresa especializada e com credibilidade no mercado, que tenha capacidade para acompanhar todo o processo.

A partir daí, serão feitas vistorias, análises das necessidades da empresa e escolha do modelo e da marca que mais atenda ao perfil do negócio. Essas etapas são muito importantes, pois não só influenciarão a qualidade no serviço, como também a vida útil da central PABX. A seguir, veja resumidamente o passo a passo para a instalação:

  • avalie as necessidades da empresa, quantos ramais e linhas devem ser colocados;
  • escolha o tipo de tecnologia de acordo com as funcionalidades de cada uma;
  • instale a infraestrutura, com cabeamento ou wireless e pontos terminais de rede, conforme a indicação da empresa especializada;
  • contrate uma telefonista ou invista em uma Unidade de Resposta Audível (URA) para o atendimento e a transferência de chamadas;
  • personalize o atendimento, com mensagem de espera programada;
  • instale os adicionais de sua preferência, como identificador de chamadas, gravador de conversas e outros recursos.

Também é preciso avaliar com atenção a contratação de um serviço de telefonia. As operadoras oferecem planos bastante diferenciados para as empresas. Por isso, deve-se considerar a economia gerada pela instalação de PABX, uma vez que reduz o custo com as ligações.

Manutenção do sistema

Uma central PABX bem instalada precisa de poucos cuidados. No geral, a própria empresa que fez a instalação também realiza a manutenção. No entanto, dependendo do tamanho da sua central, é bom analisar se será necessário contratar um técnico alocado para resolver pequenos problemas.

De qualquer forma, é importante atentar tanto para a qualidade dos equipamentos quanto dos serviços utilizados. A instalação de PABX é uma forma de simplificar a rotina da empresa, devendo ser feita com segurança e competência.

E aí, ficou interessado? Tem alguma dúvida? Entre em contato conosco e saiba mais como fazer a instalação de PABX na sua empresa.

Sobre o autor

Alfatel

Deixar comentário.

Share This