Dicas Iot

Conheça 4 dicas para aplicar a internet das coisas na empresa

Escrito por Alfatel

Em época de revolução digital, todos os dias novos produtos e ferramentas tecnológicas são desenvolvidos e aperfeiçoados para facilitar e otimizar a rotina e os processos das empresas de todos os segmentos.

O conceito Internet das Coisas está ganhando cada vez mais espaço no mercado, virando tendência, e marcando presença no dia a dia de várias pessoas e seus negócios ao redor do mundo.

Basicamente, a Internet das Coisas resume-se à expansão da conectividade. Ela veio para aumentar o número de dispositivos com internet a que temos acesso.

Pense, por exemplo, em uma geladeira que, por ser mais eficiente, poderia avisá-lo da validade dos alimentos ou, até mesmo, procurar preços dos alimentos nos supermercados mais próximos da sua casa. Uma verdadeira revolução, certo?

Agora imagine os benefícios que a Internet das Coisas poderia trazer para a rotina da sua empresa? Com certeza, o céu é o limite!

Seja para melhorar a sua gestão no relacionamento com o cliente, para otimizar sua cadeia de produção, para unificar seus sistemas ou para monitorar seu consumo de energia.

Com a ajuda de sistemas automatizados, você pode ter acesso, em tempo real, a dados e informações importantes de análise, encontrando oportunidades de inovação e melhoria para o seu negócio.

Se você achou o conceito interessante, mas ainda está em dúvida quanto à sua aplicação e os benefícios para o seu negócio, conheça as nossas dicas de como aplicar a Internet das Coisas na sua empresa. Acompanhe!

1. Produtos e processos

A otimização dos produtos e, consequentemente, dos processos que o envolvem são pontos de melhoria muito importante para o seu negócio.

Com o sistema automatizado, sensores e chips podem oferecer dados mais precisos a respeito dos produtos. O processo de pesquisa com o consumidor e análise de mercado também fica muito mais simples.

Os custos com a manutenção dos produtos também devem cair, uma vez que a identificação de falhas com os equipamentos é rápida e ágil.

Ter acesso ao histórico de compras dos clientes e saber, com exatidão, a situação dos produtos que eles compraram, garante um melhor atendimento e proatividade.

2. Logística e transporte

Os sensores no transporte fornecem informações sobre os produtos e suas condições. Assim, a empresa aumenta o seu nível de gerenciamento e eficiência, acelerando o tempo da entrega e oferecendo um melhor atendimento.

Além disso, você pode descobrir rotas mais econômicas, otimizando tempo e tornando-se mais ágil na hora das entregas.

Lembre-se que os resultados dessa área influenciam, de maneira direta, a credibilidade e a confiança que o cliente tem na sua empresa, impactando na capacidade que o seu negócio tem de fidelizar consumidores, ou seja, peça-chave para qualquer segmento.

3. Gestão do negócio

Como visto, com a Internet das Coisas, a análise de dados torna-se muito mais fácil e acessível.

Com apenas um clique, você consegue ver toda a estrutura da sua empresa, executando pesquisas, identificando pontos falhos, pontos de melhoria e o que está dando certo. E, pasmem, essa ação dura minutos!

Com isso, o seu tempo de resposta diminui e a sua tomada de decisão passa a ser mais exata e eficaz, baseada em dados atualizados. Além disso, é possível arquitetar e analisar as consequências das decisões em vários cenários.

4. Segurança

Claro que com tanta tecnologia, chips e sensores, as preocupações referentes aos riscos de segurança são muitas, afinal, a privacidade da empresa precisa estar em primeiro lugar, e com tantos ataques cibernéticos é difícil acreditar, totalmente, na eficiência das nuvens e outras ferramentas do tipo.

Mas, calma! Existem diversas maneiras de proteger e manter uma infraestrutura segura. Veja algumas dicas abaixo.

  • invista em senhas codificadas;
  • use uma rede sem fio própria;
  • tenha uma empresa especializada para cuidar da segurança da rede;
  • monitore, constantemente, a busca de hackers.

A Internet das Coisas é a principal tendência no mercado da tecnologia mundial e veio para revolucionar a nossa rotina e a maneira que interagimos com as pessoas, o nosso trabalho, tudo a nossa volta. Não dá para ficar de fora.

E você? Pronto para aplicar a Internet das Coisas na sua empresa? Conte para a gente nos comentários.

Sobre o autor

Alfatel

Deixar comentário.

Share This