Dicas Tecnologia

Equipamento de videoconferência: saiba o que é necessário

As videoconferências têm sido cada vez mais utilizadas pelas empresas. Além de aproximar funcionários e clientes que estão locados em pontos diferentes, o equipamento de videoconferência permite que as companhias economizem tempo e gastos com deslocamento.

O recurso ainda otimiza o trabalho dos profissionais, mantendo um alinhamento constante entre as equipes que podem discutir e elaborar ações, participar de reuniões de orçamento ou acompanhamento de projetos, tudo por vídeo em vez de utilizar outros meios.

No post de hoje, separamos algumas dicas para você, assim como quais equipamentos são necessários para você montar uma sala de videoconferência ideal. Confira!

Popularização das videoconferências

A interação face a face é fundamental para manter o relacionamento saudável e fortalecer a comunicação interna da empresa. Mas nem sempre é possível ter todos os envolvidos em um projeto no mesmo ambiente para uma reunião, por exemplo.

O contato cara a cara também pode ser bem rentável entre empresas e clientes. Hoje, é muito comum empresas de seleção e recrutamento utilizarem videoconferência para entrevistar candidatos a vagas de emprego.

Com tantos benefícios, a maioria das empresas estão adquirindo o equipamento de videoconferência. Porém, para que tudo dê certo durante a conexão, é necessário ficar atento a alguns fatores.

Equipamento de videoconferência

Para montar a sua sala de videoconferência, além dos equipamentos, é necessário ficar atento à acústica do ambiente, para que o som seja claro para os participantes de ambos os lados.

A conexão com a internet também precisa ser de alta velocidade. Afinal, muitas vezes, a ligação é feita com muitos links, o que pode gerar uma grande movimentação na rede e causar sobrecarga. Se for um plano mais lento ou com menor velocidade, o link vai ficar caindo ou travando no meio da ligação.

Além disso, o apoio de uma equipe de TI é ideal para um controle melhor das chamadas, dos links de entrada e saída, e, até mesmo, para a maior segurança das informações que estão sendo transmitidas nas reuniões.

Confira abaixo alguns equipamentos necessários para a realização de videoconferências.

Tela

Indo do seu telefone até uma tela de projeção, uma boa opção é o modelo Yealink SIP VP-T49G. Claro que depende da quantidade de pessoas que vão participar da reunião, mas na hora de escolher a melhor tela a única preocupação é prestar atenção à qualidade da imagem.

Câmera

Variando de acordo com o tamanho da sala, as melhores são as que têm flexibilidade e rotação, como o modelo Yealink VC400.

Microfone

Dependendo do tamanho da sala, o uso de dois aparelhos pode ser mais adequado. Para salas de médio e menor porte, equipamentos como o IP Yealink CP860 são ótimas pedidas.

Segurança da informação

Em reuniões, geralmente, são discutidos assuntos sigilosos ou estratégicos que apenas as pessoas participantes podem ou devem estar cientes. Por essa razão, quando realizadas videoconferências, investir em segurança é primordial.

Ataque de hackers estão tornando-se comuns e, para não ter seu negócio prejudicado por eles, pode-se criptografar os dados de tráfego e armazenamento das informações das conexões feitas pela sua empresa.

Claro que é necessário contratar uma equipe técnica e especializada para realizar o protocolo e instalar o firewall, mas isso diminuirá bastante os riscos de invasão e quebra do sistema.

É importante estar sempre seguro antes de iniciar qualquer conexão, seja interna ou externa, principalmente, quando envolver troca de informações confidenciais e sigilosas.

Gostou do nosso conteúdo sobre equipamento de videoconferência? Aproveite para compartilhar o post nas redes sociais para que mais pessoas saibam o que é necessário!

Sobre o autor

Alfatel

Deixar comentário.

Share This