Dicas

Expansão empresarial: quando e como fazer?

Escrito por Alfatel

Quando os negócios estão tendo sucesso, é natural pensar em uma expansão empresarial. A proposta é atraente e pode gerar muitos benefícios. Além disso, há muitas formas diferentes de ganhar espaço no mercado, porém, essa mudança também demanda uma série de esforços.

Assim, é preciso saber quando é o momento certo para ampliar a organização. Uma decisão errada pode levar a muitos prejuízos e até mesmo à falência do negócio. Mas, afinal, quando e como fazer essa expansão? Continue lendo este post e descubra!

Por que expandir o negócio?

Antes de mais nada, é preciso saber que expansão tem grande importância para o desenvolvimento e o crescimento do empreendimento. Se for realizada no momento certo, ela pode fortalecer o nome da marca e garantir muitos rendimentos positivos a longo prazo.

Com a ampliação da corporação, é possível maximizar rendimentos, negociar com mais fornecedores e atingir um público mais diversificado. A marca ganha reconhecimento e autoridade no mercado, além de se tornar mais competitiva. Outra vantagem é a geração de empregos na área de atuação.

Como identificar os sinais de que está na hora de expandir?

Identificar os sinais que está na hora de realizar a expansão do negócio demanda muito cuidado. Afinal, se você decide crescer no momento errado, é provável que tenha muito prejuízo. Por isso, realize um processo de observação cuidadoso no empreendimento.

Primeiro, veja se você tem uma quantidade considerável de clientes fiéis e se há pedidos por parte dos consumidores para que você amplie a marca. Além disso, é importante verificar o lucro dos últimos três anos, pois é preciso que os rendimentos sejam positivos continuamente e de uma forma mais duradoura.

Avalie também se o setor em que você trabalha está em expansão, se a equipe tem uma boa comunicação, se está preparada para os desafios de uma ampliação e se as finanças da empresa estão todas sob controle.

É preciso pensar também em algumas questões pessoais. Analise se você está pronto e disposto a dedicar um tempo maior para o trabalho, se a sua família irá compreender a situação e se você tem os recursos e habilidades necessárias para conduzir o processo de crescimento do negócio.

Como efetivar a expansão empresarial?

Para realizar a expansão do empreendimento, você pode adotar uma série de medidas. A seguir, você confere alguma delas.

1. Aumente o número de unidades

Uma boa forma de ampliar a empresa é investir em novas lojas. Escolher novos pontos de venda demanda a realização de um planejamento financeiro, novas contratações e a realização de vários esforços para conquistar a clientela da região.

A proposta é uma excelente alternativa para ampliar os horizontes da corporação. Pense que é como se você estivesse abrindo um novo negócio, o que demandará bastante energia e habilidade para concretizar os projetos.

2. Invista em negócios online

Ganhar espaço no meio virtual é uma realidade que pode garantir bons índices de lucro. Apesar dos investimentos iniciais serem menores, é necessário que você tenha conhecimento em tecnologias e ferramentas como o Google Analytics, Google Adwords e técnicas de SEO.

Investir em negócios na internet é um ótima proposta para expandir a empresa, pois você alcança um público mais amplo. Essa alternativa permite tornar a marca mais conhecida e atingir novos mercados.

3. Forme parcerias

Fazer parceria com um negociante que atua com produtos que sejam do mesmo ramo pode ser uma excelente estratégia. Vocês podem fazer um contrato em que ambos entram com uma quantidade igual de investimentos e, assim, formar uma associação bastante efetiva.

Para isso, é importante conhecer bem o parceiro e verificar como está a situação do negócio dele. Afinal, para se associar a um empreendimento, é importante que ambos estejam judicial e financeiramente regularizados.

A expansão empresarial é uma medida que pode gerar muitos lucros e vantagens para a marca. Porém, é importante realizar esse processo no momento certo. Neste post você pode conferir as principais questões que você precisa analisar antes de fazer uma ampliação da corporação

E então, gostou do conteúdo desse post? Aproveite para curtir a nossa página do Facebook e receba conteúdo novo diretamente no seu feed de notícias!

Sobre o autor

Alfatel

Deixar comentário.

Share This