Dicas Gestão

Gestão de TI: 4 erros que você não pode cometer

Escrito por Alfatel

A Tecnologia da Informação ganha cada vez mais espaço nas organizações. Ela desempenha uma função estratégica para as empresas, pois cumpre um papel central nos processos corporativos. A TI deixou de ser apenas um suporte técnico para se transformar em um órgão-chave do empreendimento.

Nesse contexto, os gestores do setor de tecnologia devem ter atenção para evitar falhas, pois elas podem prejudicar todo o desempenho da companhia. Quer conhecer quatro erros que a gestão de TI não pode cometer? Confira o nosso post e saiba mais sobre o tema!

1. Desvalorizar o planejamento da empresa

A gestão de TI pode estar acostumada a trabalhar de modo independente. Porém, ao fazer isso de forma excessiva, pode ir contra o que foi preestabelecido nos planos da organização.

Autonomia é um aspecto importante, mas é necessário ter cuidado para isso não se tornar uma desvalorização do planejamento da empresa. A TI precisa estar alinhada às metas e estratégias mercadológicas da corporação.

2. Não dar atenção aos feedbacks

No mundo dos negócios, o feedback é uma ferramenta fundamental para promover o aprimoramento dos serviços. Com a TI, não é diferente. O retorno que os usuários dão serve para que os técnicos aperfeiçoem seu trabalho, façam as correções necessárias e implementem melhorias.

No entanto, às vezes, a gestão de TI dá pouca ou nenhuma atenção aos feedbacks dos profissionais da empresa. Pensam que são ideias banais, que a pessoa que está falando não sabe usar a tecnologia e que, por isso, dá para ignorar os apontamentos. Esse é um erro muito sério que pode reduzir a cooperação entre as equipes e provocar queda na qualidade dos serviços.

3. Usar uma linguagem muito técnica com outros profissionais

A linguagem da TI é bastante complexa e só quem pertence a esse universo sabe como lidar com os termos. Por isso, é preciso muita prática para aprender a dialogar na área. Os outros setores do empreendimento, muitas vezes, não encontram esse obstáculo, pois trabalham com outras temáticas.

Assim, uma falha da TI é a comunicação com outros colaboradores sem traduzir e explicar os termos da área, usando jargões e linguagem técnica. Isso dificulta a comunicação e traz uma imagem negativa para o setor.

4. Aplicar métricas de avaliação desconectadas do negócio

As métricas são fundamentais para avaliar o desempenho dos técnicos de TI. Com elas, é possível mensurar variáveis e tornar os resultados objetivos.

Uma falha encontrada na gestão de TI é utilizar indicadores que são pouco funcionais por estarem desconectados do setor. Saber quanto tempo um funcionário gasta para combater um vírus é desnecessário para o cumprimento de metas estratégicas. Assim, é preciso fazer avaliações que realmente contribuam para o negócio.

A gestão de TI tem grande importância para os empreendimentos, pois as tecnologias se incorporaram ao cotidiano das empresas. Com um papel tão importante, é necessário ter cuidado para não cometer erros na organização, pois isso pode gerar muitos efeitos negativos para a empresa.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre erros cometidos na gestão de TI, será muito mais fácil minimizar uma série de falhas nesse setor. Assim, você garantirá um desempenho melhor e a manutenção de uma imagem positiva para essa equipe.

Gostou das nossas informações? Aproveite e curta a nossa página no Facebook para saber mais sobre esse setor

Sobre o autor

Alfatel

Deixar comentário.

Share This