Gestão

O que é URA e por que ter uma na empresa?

Escrito por Alfatel

É bem provável que já tenha sido atendido por alguma delas. Mas você sabe o que é URA? Esse tipo de equipamento é o mais utilizado atualmente por empresas de call center ou aquelas que lidam com um grande volume de ligações.

Seja por experiências ruins ou mesmo pelo desconhecimento, muitos gestores ficam em dúvida se devem ou não instalar esse tipo de serviço. Para ajudar, no post de hoje explicamos o que é URA e quais as vantagens de adotá-la no atendimento telefônico da sua empresa. Confira!

Afinal, o que é URA?

Uma Unidade de Resposta Audível (URA) é um equipamento responsável pela automatização do atendimento aos clientes ou outras pessoas que entrem em contato com a empresa. É preparado para realizar diversas atividades que seriam feitas por uma pessoa, como atender e fazer chamadas, transferir ligações, responder perguntas e tirar dúvidas.

Quem pensa que se trata de algo novo, está bem enganado. Esse tipo de tecnologia passou a ser utilizada desde a década de 70 por bancos e pelas próprias companhias telefônicas. No entanto, começou a se popularizar na década de 90, quando a tecnologia de reconhecimento de voz foi aperfeiçoada.

Como ela funciona?

Uma URA agrega hardwares específicos de telefonia a um computador convencional. O equipamento é controlado por softwares programados para realizar o atendimento telefônico de acordo com as necessidades de cada instituição.

Assim, todos os controles são pré-programados e gravados para resolver questões simples a partir do reconhecimento da voz (palavras-chaves pré-determinadas) ou ao selecionar uma opção de um menu inicial. Os sistemas mais modernos permitem reconhecer mesmo frases mais longas ou complexas.

Por que ter na empresa?

Se a sua empresa não tem um call center pode ser mais difícil entender qual a necessidade de se instalar uma URA. Mas você já parou para pensar na quantidade de ligações recebidas, seja de clientes, ou de fornecedores, e até dos próprios colaboradores?

Pois bem, o equipamento ajuda a simplificar o atendimento e a reduzir o tempo de espera nas ligações. Mas as vantagens não param por aí. Veja mais algumas:

  • melhora a relação da empresa com os clientes;
  • otimiza o tempo de atendimento em todas as chamadas;
  • funciona 24 horas por dia, mesmo que não tenha um atendente disponível no momento;
  • pode ser personalizada de acordo com as necessidades de cada empresa ou setor;
  • é mais atrativa aos clientes e colaboradores, uma vez que utiliza gravações profissionais;
  • pode ser integrada com outras tecnologias, como PABX e e-mail;
  • facilita a rotina de trabalho dos colaboradores, aumentando a produtividade;
  • reduz custos com outros equipamentos e, principalmente, com a contratação de profissionais dedicados.

Agora que você já sabe o que é URA, pode investir nessa tecnologia que traz bem mais praticidade à rotina de qualquer empresa. De qualquer forma, é bom lembrar que é necessário contratar com responsabilidade e segurança, procurando os parceiros certos para fazer o serviço.

E aí, gostou do post? Quer saber mais como melhorar a infraestrutura da sua empresa? Então, deixe-nos o seu feedback e receba mais conteúdos sobre tecnologia e telecomunicações.

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Alfatel

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