Dicas Gestão

Otimização de TI: conheça 4 dicas para a sua empresa

Escrito por Alfatel

O setor de Tecnologia da Informação tem um papel fundamental nas organizações atualmente. Mais do que uma área para a resolução de problemas operacionais, ele se tornou um departamento estratégico, participante nos processos decisórios e que recebe muitos investimentos.

Em um contexto de contínuo aumento da valorização dos recursos tecnológicos nas corporações, a otimização da TI é importante porque ela impacta diretamente nos resultados do negócio e no desempenho dos profissionais. Mas como fazer para maximizar a qualidade e a agilidade do setor de TI? Confira o nosso post e saiba mais sobre o tema!

1. Capacite o time

Ter uma equipe de TI capacitada é fundamental para desenvolver um bom trabalho. A Tecnologia da Informação está em constante inovação, com ferramentas diferentes sendo lançadas no mercado. Assim, o time precisa se atualizar com regularidade para acompanhar os novos passos da tecnologia.

Por isso, invista em treinamentos para os colaboradores com regularidade. Assim, eles ficam habilitados a lidar com as diversas demandas que podem aparecer na empresa.

2. Tenha uma boa base de dados

Manter uma base de dados é uma ótima estratégia para otimizar os serviços de TI. Isso significa montar um registro unificado, anotando cada atendimento realizado, qual a máquina, quais foram os processos defeituosos e os procedimentos adotados para a correção das falhas.

A realização desse protocolo permite aos colaboradores acessar o histórico de intervenções nos computadores. Isso facilita o trabalho e agiliza o atendimento.

3. Use computação em nuvem para a otimização da TI

A computação em nuvem (cloud computing) é uma tecnologia inovadora que traz uma série de vantagens para os negócios. Além de ser uma plataforma muito mais segura para o armazenamento de dados, ela possibilita o acesso, demandando apenas a presença de Internet, um login e senha.

A nuvem também proporciona gastos reduzidos, pois não demanda uma infraestrutura complexa. Ela dispensa um servidor físico e a aquisição de hardware, além de consumir menos energia elétrica e não demandar atualizações, configurações e reparos.

Com a nuvem, é possível inclusive que os colaboradores acessem arquivos pelos próprios smartphones, o que aumenta a efetividade do trabalho. Com o cloud computing, os serviços serão otimizados.

4. Utilize métricas

Qualquer setor da empresa precisa de recursos para avaliar como vai o seu desempenho. Com a TI não é diferente. É fundamental contar com medidas apropriadas para analisar a situação do trabalho.

Definindo as métricas adequadas, é possível fazer um acompanhamento contínuo, identificando potencialidades e gargalos nas ações. Isso permite remediar as falhas nos serviços e desenvolver estratégias para aumentar a eficiência e a eficácia das atividades.

Para isso, utilizar os KPIs (key performance indicators ou indicadores-chave de desempenho) apropriados é fundamental. Por meio deles, é possível fazer uma análise da consistência e da qualidade das ações de TI.

Com o aumento da valorização da tecnologia no mundo dos negócios, o setor de TI passou a ser mais atuante e participativo na empresa. Para oferecer serviços cada vez mais ágeis e qualificados, é importante realizar investimentos contínuos na capacitação do time. Além disso, é necessário se atualizar em relação às novas tecnologias, como o cloud computing.

Por último, não descuide de uma boa organização e sistematização dos processos, mantendo uma base de dados e utilizando KPIs para avaliar o desempenho do setor de TI.

E então? Gostou de nossas dicas de otimização da TI? Aproveite e deixe o seu comentário!

Sobre o autor

Alfatel

Deixar comentário.

Share This