Gestão Tecnologia

Prestação de serviços tecnológicos e sustentabilidade: qual a relação?

Escrito por Alfatel

A preocupação com a natureza está cada vez mais presente no cotidiano das corporações. Com as empresas de tecnologia não é diferente. A sustentabilidade é a palavra de ordem do século 21.

Gestores de empresas focados na prestação de serviços tecnológicos estão gradativamente empreendendo esforços para constituir serviços, produtos e estratégias que aliem os interesses organizacionais e mercadológicos com a necessidade de preservação do meio ambiente.

Neste post, você vai poder conhecer a relação entre a prestação de serviços tecnológicos e a sustentabilidade. Ficou interessado? Acompanhe o conteúdo e entenda mais sobre o tema!

Por que as empresas de serviços tecnológicos estão se preocupando com a sustentabilidade?

A preocupação com a sustentabilidade é uma tendência mundial. A emergência de desastres ambientais e de problemas como o aquecimento global e a poluição das águas tem trazido para as entidades governamentais o compromisso com o meio ambiente.

Nesse contexto, a legislação ligada ao respeito à natureza está mais rigorosa. Mas outro fator que se destacou nos últimos anos é o aumento do rigor do consumidor. Nunca o cliente esteve tão preocupado com a conduta das marcas que consome.

As organizações de todos os gêneros começaram a perceber que sustentabilidade, além de ser uma postura fundamental para manter boas relações com a fiscalização e as autoridades estatais, é um recurso para conquistar o comprador. Ela ajuda a preservar uma boa imagem para a empresa e promove a manutenção da organização a longo prazo.

A sustentabilidade também é mais lucrativa, pois explora formas de desenvolver o trabalho que priorizam a eficiência energética, o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis e a criação de dinâmicas de trabalho que geram trocas positivas com a comunidade.

Qual a relação entre a prestação de serviços tecnológicos e a sustentabilidade?

A prestação de serviços tecnológicos (como as telecomunicações, segurança eletrônica e automação residencial) pode se beneficiar em termos de produtividade, rendimento e ecologia com o apoio da sustentabilidade. Veja a seguir quais são os fatores que aliam essas vertentes!

Aumento da eficiência energética

Os serviços tecnológicos que se baseiam em sustentabilidade se destacam por um uso otimizado dos recursos, com equipamentos que consomem menos energia. Muitos aparelhos já possuem fontes energéticas diferenciadas, como gás e luz solar.

Além disso, as empresas que investem nesses artigos também se beneficiam com o fato das máquinas novas já serem planejadas para garantir mais eficiência na realização das atividades. Esse fator promove a redução do impacto ambiental gerado pela corporação. Além disso, gera economia de capital, pois há menos despesas com energia.

Promoção de imagem positiva para a empresa

O uso de tecnologias sustentáveis promove uma imagem positiva para o empreendimento. A medida transparece o comprometimento com o meio ambiente e a ética com a sociedade. É bom lembrar que sustentabilidade também envolve a construção de uma relação harmônica com os trabalhadores por meio do respeito aos seus direitos.

Além disso, inclui o desenvolvimento de trocas construtivas com a sociedade, em que o empreendimento cumpre a sua função social. Assim, adquirir ou contratar tecnologias sustentáveis para seu local de trabalho mostra a responsabilidade da empresa.

Boa relação com autoridades governamentais

A corporação que realiza medidas de sustentabilidade tende a estabelecer relações melhores com as autoridades estatais. O padrão sustentável exige o cumprimento das legislações, com o respeito ao meio ambiente, destinação adequada de resíduos e extração não predatória de recursos. Além disso, a organização precisa cumprir com suas obrigações fiscais e não ter histórico de corrupção.

Dessa forma, consegue estabelecer trocas positivas com o Estado e ter uma representatividade diante da sociedade. A empresa que cumpre com sua função social se perpetua no mercado e constrói uma relação positiva com o governo e a sociedade.

Qual a importância da gestão de facilities nos serviços tecnológicos para a sustentabilidade?

A gestão de facilities é um conjunto de procedimentos de gerenciamento focado na funcionalidade de uma edificação. Ela envolve a administração da limpeza, dos serviços elétricos, segurança, paisagismo, transporte, fluxo de documentos, entre outros.

É a gestão de facilities que realiza a integração entre os serviços tecnológicos e a sustentabilidade. Ela promove as manutenções (que estão associadas à eficiência energética e ao prolongamento da vida útil dos aparelhos) e também a seleção de equipamentos e serviços que estejam associados a formas inteligentes de consumo.

O gestor é o principal responsável pelo direcionamento das ações e serviços para um padrão sustentável e ecologicamente correto. É ele quem estabelece as diretrizes, indica as trajetórias e planeja práticas de gestão de facilities alinhadas com a sustentabilidade.

Cabe ao líder adotar tecnologias e contratar serviços que correspondam ao ideal de respeito à natureza e estejam imbricados ao consumo otimizado, à boa gestão de resíduos, ao uso de produtos ecologicamente corretos e à eficiência energética. Participar de uma cadeia de consumo sustentável promove uma série de benefícios para o empreendimento. Você se torna componente de um processo que beneficia a comunidade e o ambiente, gerando empregos e vantagens para a coletividade.

A gestão de facilities passa a ser integrada a processos que se harmonizam com a sociedade e que promovem trocas positivas com o meio ambiente. O empreendimento se insere em uma dinâmica que está sintonizada com a ecologia, evitando danos, notificações e punições pelas autoridades estatais.

A prestação de serviços tecnológicos se liga diretamente à sustentabilidade se o empreendimento se insere em uma cadeia produtiva pautada nesse valor. Na gestão de facilities, o ideal é contatar corporações fornecedoras de equipamentos que estejam inseridas em um circuito ecológico. Assim, você se torna integrante dessa rede e passa a colher frutos de uma política pautada no respeito ao meio ambiente.

Os benefícios da medida são diversos, otimizando as atividades, promovendo aumento da vida útil de equipamentos e reduzindo o consumo energético. No seu condomínio, aproveite para contratar serviços tecnológicos coniventes com essa proposta e melhore a imagem do edifício diante da comunidade.

Participar de ciclos de produção ecológicos ajuda o meio ambiente e estimula a eficiência produtiva. Aproveite o seu potencial e conheça alternativas que contribuem com você e a sociedade.

E então? Gostou de saber a relação entre a prestação de serviços tecnológicos e a sustentabilidade? Curta e Compartilhe esse texto para atingir mais pessoas! 

Sobre o autor

Alfatel

Deixar comentário.

Share This