Segurança Tecnologia

Tecnologia aliada a segurança do idoso: por que investir?

Escrito por Alfatel

Atualmente, a tecnologia pode ser uma grande aliada da segurança do idoso, garantindo mais proteção e praticidade para o seu dia a dia.

Entenda, agora, por que vale a pena investir em dispositivos tecnológicos e quais os benefícios dessa escolha para o idoso e sua família. Boa leitura!!

Como a tecnologia promove a segurança do idoso no dia a dia?

O principal desejo da maioria dos idosos é envelhecer com saúde e desfrutar de autonomia e conforto no ambiente do seu próprio lar. Para as famílias, entretanto, essa vontade de independência pode ser um motivo de grandes preocupações, sobretudo quanto à segurança do idoso.

Nesse sentido, a indústria das telecomunicações oferece várias soluções que garantem mais liberdade para o cotidiano daqueles que estão na “melhor idade”, sem abrir mão da segurança.

Trata-se de softwares, sensores, dispositivos com comando por voz, câmeras, equipamentos de GPS e outras tecnologias que tornam o espaço doméstico protegido.

Graças às suas funcionalidades, esses dispositivos permitem que a rotina do idoso seja acompanhado à distância por seus familiares ou por cuidadores.

Que possibilidades a tecnologia oferece?

A pressão arterial e os batimentos cardíacos do idoso podem ser acompanhados de longe, por meio do uso dos chamados relógios inteligentes.

Os próprios idosos também são auxiliados diretamente pelas ferramentas, que podem lembrá-los de alguma tarefa importante que foi momentaneamente esquecida, como o uso de alguma medicação, por exemplo.

Quando acontecer algum acidente e o idoso estiver sozinho em casa, ele pode pedir ajuda por meio de equipamentos que disparam sinais de emergência via SMS ou e-mail para contatos previamente definidos.

Saiba, agora, quais são os principais benefícios que o uso dos dispositivos certos pode oferecer tanto para o idoso quanto para toda a sua família.

Quais são os benefícios para o idoso e sua família?

A primeira vantagem que o uso da tecnologia traz é justamente a proteção para a saúde do idoso: com o ambiente domiciliar protegido, este pode exercer sua autonomia durante as atividades cotidianas, o que é um estímulo muito positivo para a sua qualidade de vida e o seu bem-estar.

Por outro lado, filhos e netos sentem-se mais tranquilos por saber que, mesmo estando distantes, eles podem acompanhar a rotina de pais ou avós e oferecer ajuda quando for preciso.

Se diante de tantas possibilidades você ficou na dúvida sobre em qual dispositivo investir, acompanhe nossas dicas sobre dois equipamentos ideais para garantir a segurança do idoso no próximo tópico!

Em quais equipamentos vale a pena investir?

Câmeras de vídeo

Em se tratando da proteção para idosos no dia a dia, sua instalação permite que a família monitore espaços específicos do lar, de acordo com a rotina de cada morador.

Equipadas com sensor infravermelho, as câmeras captam imagens inclusive em lugares pouco iluminados, garantindo segurança mesmo durante a noite.

Os arquivos de vídeo podem ser acompanhados por monitores diferentes, inclusive fora da residência e a existência de um sistema de gravação acoplado às câmeras oferece ainda mais tranquilidade para que a rotina do idoso seja acompanhada.

Alarme residencial

O alarme residencial tem outras funções além de detectar a presença de invasores.

Ele pode ser instalado para monitorar os movimentos em cada espaço da casa e identificar ações específicas como a abertura de portas e janelas ou a permanência prolongada do idoso em um determinado cômodo.

No caso da invasão da residência, o sistema de alarme estabelece os procedimentos necessários para verificação da ameaça e entra em contato com a autoridade policial de maneira automática. Usado em conjunto com as câmeras de vídeo, o alarme aumenta a proteção do idoso e oferece mais tranquilidade para toda a família.

Quer conferir outras dicas da nossa campanha especial sobre a segurança do idoso ou saber mais sobre o uso da tecnologia no dia a dia? Siga a página da Alfatel no Facebook!

Sobre o autor

Alfatel

Deixar comentário.

Share This