Iot Tecnologia

Telefonia em nuvem: saiba o que é e quais são as suas vantagens

Escrito por Alfatel

Mesmo sem perceber, é provável que você já tenha utilizado a telefonia em nuvem em alguma situação, por exemplo, ao fazer uma ligação via WhatsApp, Facebook, Skype ou qualquer outra ferramenta de comunicação que utilize a internet para realizar chamadas.

Muito além de aproximar pessoas e permitir uma alternativa à telefonia tradicional, a comunicação em nuvem vem transformando o cotidiano das organizações ao trazer mais agilidade e mobilidade para que os profissionais solucionem problemas independentemente de onde estejam.

Quer entender mais sobre o assunto? Neste texto, explicamos um pouco mais sobre o conceito de telefonia em nuvem e mostramos alguns dos seus benefícios. Continue a leitura!

O que é telefonia em nuvem?

A telefonia na nuvem é uma solução que permite à empresa transferir sua comunicação telefônica para a internet. Também conhecido como telefonia hospedada ou ainda Voz sobre IP — Voice Over Internet Protocol (VoIP), em inglês —, esse serviço minimiza a estrutura da organização, que passa a não precisar de instalação local, central telefônica padrão, cabeamentos ou manutenção de outros equipamentos.

Por meio de um roteador e conexão à internet, a telefonia em nuvem pode ser instalada e utilizada não só nos telefones de mesas, mas diversos equipamentos, como computadores, celulares e smartphones. Isso é possível porque essa solução é gerenciada de maneira virtual.

Quais são as vantagens da telefonia em nuvem?

Mobilidade

Entre as principais vantagens da telefonia em nuvem está a mobilidade. É possível acessar o sistema por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet.

Dessa forma, o profissional pode atender chamadas não só nas instalações da empresa, mas também em deslocamento, no celular, em home office (teletrabalho), em viagens ou até no exterior. Com isso, é atrativo para empresas com várias sedes, organizações que tenham muitos funcionários móveis, profissionais autônomos, entre outros.

Redução de custo

Também é possível economizar com telefonia por meio dessa solução. Como as ligações são feitas pela internet, não há cobranças adicionais por chamadas de longa distância ou taxas diferenciadas por horário de utilização.

Além disso, como as ligações podem ser feitas pelos dispositivos que já existem na empresa, não precisa haver compra de outros equipamentos comuns às soluções tradicionais. Assim, esse tipo de telefonia pode ter um custo mais baixo para o empreendedor. As taxas costumam ser adaptadas ao tamanho e às necessidades da organização.

Flexibilidade

A utilização da telefonia em nuvem também permite mais flexibilidade para o profissional, já que é mais fácil acomodar mudanças como aumento do volume de chamadas em que seja necessária a inclusão de novos usuários ou ramais de atendimento, sem precisar implementar estruturas novas na sua organização.

Integração

Também é possível fazer a conexão da telefonia em nuvem com os sistemas já usados pela empresa, como HelpDesk, serviço de suporte 24 horas, bancos de dados etc. Além disso, a integração pode ser feita com as diversas filiais, espalhadas por qualquer lugar do país ou do mundo. Dessa maneira, o compartilhamento de informações é facilitado.

Se você tem interesse em modernizar sua empresa, saiba que a implementação da telefonia em nuvem é feita de acordo com a empresa contratada. A prestadora é responsável por todos os detalhes para oferecer o serviço ideal para você.

Quer conferir mais textos sobre telecomunicações, segurança e automação? Então, não deixe de acessar o blog da Alfatel em blog.alfatel.com.br

Sobre o autor

Alfatel

Deixar comentário.

Share This