Gestão

Você sabe o que é a NR 9 e porque ela é importante?

Escrito por Alfatel

Manter os colaboradores em segurança deve ser uma prioridade para quem atua na gestão de uma empresa, não é mesmo? Afinal, garantir que a equipe esteja devidamente protegida de riscos é básico para obter resultados positivos no negócio.

O Ministério do Trabalho estabelece uma série de normas para regular a atuação das corporações, em vista dos potenciais riscos que os empreendimentos oferecem para os seus profissionais.

Entre essas regras, está a Norma Regulamentadora 9. E para você saber o que é NR 9 e o modo como ela funciona, confira o nosso post e entenda do assunto!

O que é NR 9?

A Norma Regulamentadora 9, de 1994, estabelece a obrigatoriedade das empresas que possuem trabalhadores no regime CLT elaborarem e implementarem o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).

O objetivo dessa medida é garantir a saúde e a integridade dos profissionais, por meio de um conjunto de ações que visam antecipar, avaliar, controlar e gerenciar riscos no ambiente de trabalho, considerando juntamente a proteção do meio ambiente. A NR 9 foi instituída com a função de obrigar as corporações a estabelecerem um programa que assegure aos profissionais o máximo de segurança possível no meio laboral.

Como a NR 9 funciona?

A NR 9 define que o PPRA deve ser conduzido por técnicos de segurança do trabalho. A autoridade fiscal pode solicitar a elaboração de um documento sobre o programa, mas, a princípio, isso não é exigido.

O PPRA é dividido em etapas. A primeira delas é o reconhecimento, quando a organização se engaja no trabalho de analisar todos os processos de trabalho para identificar potenciais riscos. Em seguida, há o momento de avaliação, em que a corporação mensura qualitativamente e quantitativamente os riscos do trabalho e o potencial que eles têm de prejudicar os profissionais.

A última etapa é o controle, em que os gestores estabelecem medidas para minimizar e monitorar os fatores de risco. Você pode fazer treinamentos, adotar equipamentos de proteção e fazer modificações estruturais que tornem as instalações mais seguras, por exemplo.

Qual o risco de contratar empresa sem certificado NR 9?

O PPRA é obrigatório. Empresas que não aderem a essa norma podem sofrer uma série de sanções do Ministério do Trabalho. Elas podem ser multadas com valores elevados, e, em casos de adoecimento ocupacional, as corporações devem pagar indenização para o colaborador.

Além disso, o gestor corre o risco de ser responsabilizado criminalmente na ocorrência de doença ou acidente, o que gera detenção. A organização que terceiriza serviços de uma empresa que não está regularizada de acordo com a NR 9 também pode ser penalizada.

Ou seja, se não ficar atento ao contratar serviços de uma empresa, você pode ter problemas. É importante averiguar as certificações dos profissionais que são terceirizados ou contratados em sua organização, pois, senão, você pode ter que arcar com as consequências.

A Norma Regulamentadora 9 foi estabelecida pelo Ministério do Trabalho para garantir que os empregadores implementem projetos de promoção da segurança no ambiente laboral. Para isso, é importante contratar os serviços de um técnico de segurança do trabalho e estabelecer o processo envolvendo as etapas de reconhecimento, avaliação e controle.

É fundamental seguir essa regulamentação, pois o não cumprimento da norma pode gerar várias penalidades para a sua organização. Além disso, com o PPRA, você consegue promover mais qualidade de vida no empreendimento.

E então, gostou de aprender sobre o que é NR 9? Aproveite e deixe um comentário compartilhando sua opinião!

Sobre o autor

Alfatel

Deixar comentário.

Share This