Tecnologia

Você sabe o que é PABX? Descubra agora!

Escrito por Alfatel

Muitas tecnologias são parte do nosso dia a dia e nem nos damos conta de que estão ali. Um bom exemplo é o sistema de ramais de uma empresa. Você já parou para pensar como funcionam as ligações entre eles e com o exterior da companhia?

Essa coordenação é feita pelo Private Automatic Branch Exchange (o PABX). Trata-se de uma tecnologia muito importante e que tem evoluído continuamente ao longo dos anos. Em tradução livre, PABX significa “troca automática de ramais privados”.

O sistema funciona como uma central telefônica particular, que distribui as ligações recebidas para os respectivos aparelhos telefônicos. Quer entender melhor como o PABX faz esse trabalho? Confira o post de hoje!

A central telefônica

Era por volta de 1860 quando Alexander Graham Bell inventou o telefone. Inicialmente, conectar dois aparelhos requeria uma ligação direta entre eles, o que dificultava a expansão do conceito. Em 1879, porém, entrou em cena a primeira central telefônica do mundo, em Paris.

Ela consistia de um painel que concentrava várias linhas telefônicas. Ali, trabalhavam operadores que faziam o papel de conectar os diferentes telefones uns aos outros quando necessário. Ainda no fim desse mesmo ano de 1879, foi montada a primeira central telefônica brasileira.

O PABX

De forma bastante simplificada, o PABX tem funcionamento semelhante ao de uma central telefônica. Há, porém, algumas diferenças. O sistema tem ligados a ele apenas os ramais da empresa em que está instalado. Além disso, essa central automática oferece outros serviços à organização.

Antes do PABX, por exemplo, uma empresa com 50 aparelhos telefônicos precisava de 50 linhas diferentes. Imagine o custo disso? Com ele, uma única linha é contratada e a tecnologia se encarrega de distribuí-la em quantos ramais forem necessários. Ele é o intermediário entre os ramais e entre a empresa e a operadora.

Com o avanço tecnológico, o PABX se aliou a softwares e outros sistemas para garantir que as companhias gastem o mínimo possível com telefonia fixa e móvel. Assim, qualquer organização que use essas duas tecnologias podem se beneficiar do uso de um sistema PABX.

Isso porque ele integra todos os telefones da empresa e cria uma rede de ramais que facilita a comunicação entre os colaboradores. Para ligações internas, o PABX conecta os dois aparelhos sem qualquer custo para a organização: ou seja, é possível conversar pelo tempo que quiserem.

Quando a ligação for externa, uma tecla específica dá acesso à linha central. A partir daí, é possível entrar em contato com qualquer telefone.

Os tipos de PABX

Existem, atualmente, cinco tipos de PABX. Confira:

  • analógico: tem ramais simples e não oferece recursos avançados;

  • digital: a qualidade de áudio é excelente, sem ruídos e com bom volume;

  • VoIP: usa um software para fazer ligações;

  • híbrido: inclui características dos modelos analógico, digital e VoIP, sendo possível interligar filiais sem custo adicional;

  • virtual: ramais virtuais podem ser usados em qualquer aparelho com acesso à internet — ou seja, a rede fica disponível em qualquer lugar do mundo.

As outras funcionalidades do PABX

Além de fazer conexões entre telefones, o PABX tem outras funcionalidades. Conheça algumas:

Bloqueio de ligações

É possível programar o PABX, impedindo o acesso a determinados números. Ligações de fixo para celular, por exemplo, que são mais caras, podem ser bloqueadas.

Permissões

Mapeia os ramais e dá permissões individuais para os funcionários, de acordo com as necessidades.

Portabilidade

Uma interface celular integrada ao PABX permite fazer ligações de fixo para celular com o custo das ligações entre celulares de uma mesma operadora (que, às vezes, são gratuitas).

Mobilidade

Possibilita transformar o celular em um ramal da empresa.

Tarifação

Cada um dos ramais, com seus respectivos gastos, pode ser monitorado individualmente.

Produtividade

Algumas atividades podem ser automatizadas diretamente na central, como gestão de atendimento, correio de voz, gravador e redirecionador de ligações, entre outros.

Se você gostou deste conteúdo, aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais, assim, mais pessoas poderão ter acesso a ele.

Sobre o autor

Alfatel

Deixar comentário.

Share This